quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vamos conversar sobre peso?

Oi gatas, tudo belê?!

    Hoje quero papear com vocês sobre um assunto que é inerente a quase toda mulher, ou seja, peso, balança, carma, etc...kkkk(exagero mode: ON). Vou começar contando uma historinha...
    Tenho 29 anos e 1,64m e sempre estive acima do peso, mas não é acima assim coisa de quilinhos não, é obesa mesmo(rsrs). Ser gordinha faz parte da minha existência desde sempre e isso é uma prova de que o ditado popular que diz: " A gente se acostuma até com o que é ruim", não é verdade...rsrs. Nunca me acostumei em ser gordinha, embora seja muito bem resolvida com relação a isso. Mas pera lá, isso não quer dizer que sou do tipo que ama ser gordinha e que não quer mudar. Eu quero. Sempre quis. Ser bem resolvida só quer dizer que não tenho complexo de inferioridade, não deixo de frequentar nenhum lugar, nem de vestir roupa alguma(dentro do bom senso, claro), nem de me relacionar bem com as pessoas...enfim,  não me sinto patinho feio,entende? Costumo ser bem sensata quando o assunto são sonhos que envolvem a balança, e mesmo tendo vontade de emagrecer desde sempre, ser uma Gisele Bündchen nunca esteve nos meus planos...sonho mais simples, só quero vestir 42...hahaha.
    O meu biotipo tem muuuito de genética, sou de uma família com descendência italiana(leia-se: que adora estar ao redor de uma mesa conversando e comendo) e toda minha família é gordinha, uns mais outros menos, mas todos são considerados gordinhos. Só que tenho contra mim um vilão implacável chamado metabolismo lento. Quem sofre com isso, sabe o quanto é cruel.
 Dando uma breve descrição, um organismo com um metabolismo lento não consegue gastar as calorias consumidas no ritmo normal, causando o acúmulo exacerbado de calorias e gordura. É como se o organismo operassem em baixo funcionamento e não desse conta do que se come. E mesmo quando as colorias ingeridas chega próximo ao ideal, o organismo não consegue gastá-las, o que facilita o ganho de peso e em alguns casos(o meu!) coopera na retenção de líquidos também.
    No meu caso, até quando bebo mais água que o de costume durante o dia a sensação que dá é como se tivesse acabado de fazer uma refeição bem farta, e fico um pouco inchada também. É bem chato, a luta é constante para não estar sempre ganhando mais e mais quilinhos indesejáveis. Manter o peso já é uma vitória! E se alvo for perder...vish..é beeem mais complicado do que uma pessoa sem essa característica. E põe mais nisso! 
    Pra driblar toda a preguiça de um organismo assim, um dos principais truques(atitudes), além de atividade física(que é uma mão na roda, ajuda muito) e uma alimentação equilibrada(claro), é o hábito de comer de 3 em 3 horas. Esse hábito aparentemente simples, 'tapeia' o metabolismo forçando-o a trabalhar mais e mais rápido devido a constante ingestão de alimentos (leves tá, uma fruta, barrinha de cereal, bolachinhas integrais..essas coisas..), com o tempo o organismo vai entrando em outro ritmo e passa a funcionar na digestão e consumo de calorias de uma maneira mais eficaz. O que acaba ajudando a pessoa sofredora que tá tentando perder alguns(no meu caso vários) quilinhos a mais.
    Lendo agora esse paragrafo anterior pareci uma nutricionista ou uma endocrinologista falando pra vocês né, mas não sou nenhum dos dois. Apenas aprendi bem o discurso de tanto que frequentei esses profissionais na minha eterna luta com a balança. O problema é que até hoje, salvo algumas tentativas frustradas, eu só decorei o discurso. Até tentei por diversas vezes e na dieta me saia até bem(nunca fui de comer muito), mas quando chega na hora do tal 'comer de 3 em 3 horas'....nuuunca consegui, pra mim é quase uma tortura(e falo sério).
Parece besta e fácil praticar isso, mas não é. Não mesmo. Todo gordinho tem maus hábitos e pra mim o principal deles é dar longos espaçamentos entre uma refeição e outra, e algumas vezes até pular uma delas(no meu caso o café da manhã). Além de ser um mal costume, creio que no subconsciente funciona como você tentando comer pouco, porque isso parece que vai ajudar você a perder peso. Ledo engano. Mas sair disso, para comer de 3 em 3 horas é uma mudança drástica que afeta o psicológico também. Antes comia pouco e não emagrecia, agora, a impressão que dá é que se esta comendo demais e que a gente vai papocar como a Dona Redonda de Saramandaia(ri não que o caso é sério, rsrs). 

É....é chato, é uma disciplina ferrenha, dá a sensação de que você vai explodir de tanto comer, maaas...tem que fazer...e eu resolvi começar a tentar de novo. Tentar aprender a comer de 3 em 3 horas é o primeiro dos passos pra perder quilinhos extra extra que ganhei...mas isso eu explico melhor em outro post porque esse já tá enooorme.

Falei nesse post aqui da semana passada que tava meio desanimada pra novas postagens, e vi nessa minha nova experiência, uma oportunidade pra conversar com vocês com mais frequência e receber o apoio de vocês também, que pra mim é muito bom e já tem sido um grande diferencial( alô meninas do face! o/ )

Beijos e até o próximo relato.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz, comente!